Banho quente ou frio? Veja as vantagens de cada um!

Escolher bem a temperatura da água na hora de tomar banho no chuveiro é mais importante do que você imagina. O momento do banho pode ser visto, de maneira equivocada, apenas como um ato de higiene, porém a verdade é que vai muito além disso. Escolher a temperatura ideal entre o quente e o frio influencia diretamente no seu corpo e pode impactar de forma positiva a sua saúde em diversos pontos. 

Você já parou para pensar no porquê algumas pessoas dizem que vai tomar um banho para relaxar? E tomar banho para despertar? Pois então, existem explicações para cada “tipo de banho” e qual a temperatura ideal.

Banho Quente: relaxamento e bem-estar

Tomar um banho quente é uma experiência que pode ser, na maioria das vezes, associada ao relaxamento, principalmente em relação ao estresse. Um banho quente tem o poder de diminuir a tensão muscular, o cansaço, e criar até mesmo um momento de introspecção. No entanto, os benefícios vão além da sensação agradável.

De acordo com especialistas da área da saúde, o banho quente, além de proporcionar o relaxamento muscular e alívio do estresse, auxilia na melhora do sono; na limpeza da pele; alivia problemas respiratórios.

1) Relaxamento muscular

A água quente ajuda a relaxar os músculos, aliviando a tensão e as dores musculares. Nesse caso, é recomendado após um dia intenso para desacelerar e relaxar, ou após atividades físicas de alta intensidade. 

Nesse caso, a água quente auxilia em uma maior circulação sanguínea e atua na dilatação dos vasos, proporcionando um relaxamento dos músculos e aliviando a tensão.

Porém, o banho frio também é recomendado em casos de dores musculares.

Nos primeiros dias de dores, a água gelada atua na redução da inflamação dependendo dos casos. Persistindo os problemas após dois dias, o banho quente se torna importante.

Além disso, como o banho quente atua na dilatação dos vasos sanguíneos, permitindo também a maior circulação, é possível aliviar dores causadas por fibromialgia ou artrite.

2) Alívio do estresse

É normal que por algum motivo um dia possa ser estressante e cansativo, causando assim tensões pelo corpo como citamos no tópico anterior. Além disso, dias cansativos também impactam diretamente na mente e um banho quente antes de dormir relaxa e auxilia para o alívio do estresse.

3) Melhora do sono

Como o banho quente contribui para o alívio de tensões musculares, dores, estresse, cansaço físico e mental, entre outros pontos, sendo recomendado na parte da noite, por consequência impacta em uma melhora na qualidade do sono.

A sensação de paz do banho quente deixa o corpo relaxado, o que facilita o sono. Além disso, o corpo esfria gradualmente após o banho, preparando-se para um sono mais profundo e restaurador.

4) Limpeza da pele

A água quente permite também a abertura com maior facilidade dos poros, o que facilita uma limpeza mais profunda da pele. A remoção de impurezas e do excesso de oleosidade contribui para uma pele mais saudável e com frescor, liberando uma sensação agradável ao corpo. 

5) Descongestionamento respiratório

O banho quente também é muito importante e recomendado em casos de resfriado ou alergias, pois ajuda a aliviar a congestão nasal e o desconforto respiratório.

Durante o banho nessa temperatura um pouco mais elevada, o vapor quente permite que as vias aéreas sejam abertas, contribuindo para a remoção mais fácil de coriza e irritações nasais. Dores de cabeça também podem ser aliviadas com o banho quente.

Banho Frio: revigorante e estimulante

Assim como o banho quente proporciona benefícios significativos, o banho frio também impacta positivamente no corpo e na saúde.

A água fria revigora, deixa o corpo mais ativo e em alerta, além de proporcionar a sensação de despertar - sendo muito recomendado ao acordar. 

1) Estímulo circulatório

A água fria estimula a circulação sanguínea e fortalece o sistema imunológico, o que pode ser revigorante e energizante. Além de ajudar a despertar e a manter o corpo alerta, devido ao fortalecimento do sistema imunológico, o banho frio ajuda na proteção contra doenças como gripe ou resfriado.

2) Aumento da resistência

Como dito anteriormente, o banho frio atua diretamente no aumento da resistência do sistema imunológico, tornando-o mais capaz de combater infecções.

3) Cabelo hidratado 

A água fria - ou morna, mas nunca quente - ajuda a fechar e selar as cutículas, deixando o cabelo mais brilhoso, saudável, mais macio e menos oleoso. Isso evita o ressecamento dos fios e deixa o cabelo mais hidratado, tendo em vista que os poros fechados contribuem para uma menor exposição dos fios ao suor do dia a dia.

4) Aumento do metabolismo

A exposição ao frio pode acelerar o metabolismo e ajudar na queima de calorias, o que é benéfico para a perda de peso.

5) Redução da Inflamação

Banhos frios também podem reduzir a inflamação e a dor, sendo úteis após exercícios físicos intensos.

Banho quente ou frio?

Em resumo, tanto os banhos quentes quanto os banhos frios oferecem benefícios à saúde e deve ser escolhido a depender da situação. A alternância entre ambos também pode ser uma estratégia interessante para obter o melhor de cada e promover um equilíbrio entre relaxamento e vitalidade.

E aí, curtiu o conteúdo? Fique ligado em nosso blog para ter acesso a este e outros textos!