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Por que pneus para motos de corrida são lisos?

Sendo de carro ou moto, um dos primeiros pontos a serem observados quanto a segurança de um pneu é a profundidade dos relevos projetados para escoar a água. Sabendo disso, qual é o motivo de os pneus para motos que andam em velocidades superiores a 300km/h serem completamente lisos?

 

O que são Pneus Slick

Os pneus do tipo Slick (liso, em bom português), são projetados para serem usados em altas velocidades, por profissionais. Eles não possuem as ranhuras ou sulcos de pneus comuns, tudo isso, visando aumentar a aderência do pneu ao asfalto. A aderência faz com que a superfície de contato do pneu seja maior, o que faz a moto atingir velocidades altas mais rápido.

pneu de moto para competição liso

Pneus slick são mais rápidos e menos seguros?

A resposta é não! Em uma competição tudo foi projetado para que a corrida aconteça. O asfalto é cuidadosamente inspecionado para evitar acidentes, o que faz com que as condições sejam perfeitas para a velocidade das motos, isso não acontece com as estradas e ruas, que possuem diversas condições de conservação, fazendo com que pneus para estrada sejam multiuso e tenham capacidade de oferecer segurança em asfaltos secos e molhados, lisos ou nem tanto.

 

E quando chove? Os competidores podem usar pneus lisos?

Não, nem nas competições os pneus Slick são usados em condições de solo molhado, em dias de chuva os pilotos têm à sua disposição pneus específicos para essas condições. Os pneus de chuva em competições também possuem rasgos como os de estrada e até em maiores dimensões, tudo com o objetivo de evitar que a água do asfalto em grande quantidade, faça com que o pneu não consiga tocar o asfalto.

 

E a construção dos pneus de moto para competições, é igual?

Para grandes competições e velocidades altas é necessário pneus mais “durões”, sim, eles possuem uma construção em borracha mais rígida e feita com compostos que são extremamente estudados para trazer mais segurança aos pilotos e mais aderência ao asfalto em situações de alta velocidade.

 

Resumindo!

Os pneus de corrida são lisos para ter mais área de contato com o solo, com isso a aderência ao asfalto é maior e a velocidade é atingida mais rápido, porém, são utilizados apenas em situações controladas, com asfalto liso, testado e seco.

Diferenças entre pneu radial e pneu diagonal. Saiba qual o melhor.

A tecnologia da produção de pneus evoluiu muito com o passar dos anos, trazendo novidades e diversas características novas para o produto. Entender todos os nomes e características pode ser um pouco difícil. Quantas vezes ouvimos os termos “pneus radial” ou “pneu vertical” antes de comprar um novo pneu para o veículo? Aprenda qual a diferença entre eles e como fazer a escolha mais segura.

Como são construídos os pneus

Todo pneu é feito de borracha e por baixo dessa borracha, existe uma estrutura que tem a finalidade de estabilizar e oferecer resistência ao pneu. Existem duas maneiras de se construir a estrutura do pneu e a diferença nessa carcaça está no tipo de material usado e na disposição feita deles.

O que é o Pneu Diagonal e como funciona?

O pneu diagonal utiliza lonas sobrepostas que são fabricadas com fibras têxteis, formando um aspecto diagonal, pois são sobrepostas a outra (como se fosse uma cama de lonas, colocadas uma por cima da outra).

Características dos pneus diagonais

Os pneus com construção diagonal concedem ao veículo menos estabilidade em curvas, devido à baixa flexibilidade do pneu, que diminui o contato do carro com o solo.

Como se trata de camadas de lonas sobrepostas, os pneus acabam tendo maior temperatura, causada pela fricção das lonas quando o carro está em movimento. Essa fricção também causa desgaste mais rápido.

O que é o Pneu Radial e como funciona?

O pneu radial utiliza tecnologia totalmente diferente, usando fios de malha de aço ao invés de lonas, que correm até o centro do pneu, sem causar sobreposições, evitando o superaquecimento e trazendo mais estabilidade, afinal, a estrutura do pneu radial mantem a marca do pneu no chão, tendo ou não peso sobre o pneu.

Características dos pneus radiais

Como a fricção não existe, a temperatura é menor dentro do pneu, ajudando na redução do consumo de combustível, além de deixar o carro mais confortável e seguro.

Vale a pena investir na pesquisa antes de finalizar a compra e garantir mais durabilidade, segurança e conforto para sua família e você. Dê preferência a pneus radiais para o seu carro.

Como saber se o pneu é Radial?

Para saber se o Pneu é radial, fique atento as informações da etiqueta e do anúncio de venda. A indicação é feita pela letra R, seguido das informações de largura (em milímetros), altura e o aro da roda, respectivamente.

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